Matérias

Desapegar e Confiar

Escrito por Maria Silvia

Quando escolhemos dar o nosso melhor e confiar, podemos viver cada momento com maior plenitude.

O efeito da lembrança

Os momentos felizes do passado nos trazem uma sensação de prazer. Infelizmente, e mais comumente, trazemos também à tona os momentos não tão felizes, acompanhados da sensação de aperto no peito ou rancor.

A mente só entende o AGORA

A mente não consegue diferenciar se a imagem ou cena ocorreu no passado (angústia), se ocorrerá no futuro (ansiedade) ou se está ocorrendo naquele exato momento. Entretanto, sempre que uma lembrança ou preocupação é acionada traz consigo as mesmas sensações vivenciadas ou os medos do futuro.

PREOCUPAR-SE versus PLANEJAR O FUTURO

Quando é definido um prazo ou uma data para algum acontecimento ou entrega, por vezes, demanda-se um mínimo planejamento entre o AGORA e o FUTURO para assegurar que ocorra conforme o previsto.

Algumas pessoas tendem a “sofrer” entre os prazos intermediários, e isso está diretamente ligado, na maioria das vezes, ao hábito da procrastinação e ausência de disciplina. Estabelecer um plano de ação e cumpri-lo é indispensável.

ÂNCORAS PARA O AQUI E AGORA

A respiração consciente é uma delas. Não se trata de controlar a respiração, mas de, vez ou outra: durante meio minuto, parar o que está fazendo, elevar a atenção, e observá-la com curiosidade e com gratidão. Que tal, sutilmente esboçar um sorriso… aquele sorriso pele adentro? Sorrir de você pra você. É como se os seus olhos e o seu peito sorrissem.

Isso é MEDITAÇÃO MINDFULNESS. A insustentável leveza de se vivenciar o AQUI E AGORA.

Quanto mais se eleva essa prática, de se viver no MOMENTO PRESENTE, mais podemos observar e corrigir a frequência dos nossos pensamentos, os quais são o principal ponto de partida. Quanto mais positivos, mais desapegamos do PASSADO, mais vivenciamos o PRESENTE e mais confiamos no FUTURO. Esse estado, chamamos de PLENITUDE, também conhecido como FELICIDADE.

Sobre o autor

Maria Silvia

Deixe um Comentário